EMBT revela proposta para revitalizar sete pátios ferroviários em Milão

EMBT lançou sua proposta para o projeto Scali Milano, que convidou cinco equipes arquitetônicas - EMBT, Stefano Boeri, MAD Architectes e Cino Zucchi Architetti - para reimaginar os pátios ferroviários em desuso na cidade.

FS Sistemi Urbani, em colaboração com o município de Milão e a região da Lombardia, iniciou uma consulta pública em toda a cidade para definir prioridades para sete centros ferroviários. Scali Milano visa transformar mais de um milhão de metros quadrados de terrenos baldios para áreas urbanas melhoradas.

EMBT revela proposta para revitalizar sete pátios ferroviários em Milão - Janela, JardimEMBT revela proposta para revitalizar sete pátios ferroviários em Milão - UrbanoEMBT revela proposta para revitalizar sete pátios ferroviários em Milão - Imagem 4 de 30EMBT revela proposta para revitalizar sete pátios ferroviários em Milão - Urbano, Janela, ArcoEMBT revela proposta para revitalizar sete pátios ferroviários em Milão - Mais Imagens+ 25

EMBT revela proposta para revitalizar sete pátios ferroviários em Milão - Imagem 30 de 30
Cortesia de EMBT
EMBT revela proposta para revitalizar sete pátios ferroviários em Milão - Imagem 4 de 30
Cortesia de EMBT
EMBT revela proposta para revitalizar sete pátios ferroviários em Milão - Imagem 29 de 30
Cortesia de EMBT

Intitulado Miracoli a Milano, a proposta de EMBT "foca na importância da água como um meio para conectar a cidade com sua população, natureza e história". Cada um dos sete distritos ferroviários tem suas próprias características - "alguns deles serão dedicados à programação cultural, design e moda, enquanto outros serão zoneados para empresas jovens e start-ups".

EMBT revela proposta para revitalizar sete pátios ferroviários em Milão - Janela, Jardim
Cortesia de EMBT

A proposta visa abordar alguns dos principais conceitos contemporâneos em Milão, como agricultura urbana, economia participativa e circular, mobilidade suave e sustentabilidade.

EMBT revela proposta para revitalizar sete pátios ferroviários em Milão - Urbano
Cortesia de EMBT

A água será um suporte e um meio para esta regeneração: será o elemento "milagroso" que conecta cidade, natureza, história e diferentes usuários, como pedestres, ciclistas e skatistas, transformando Milão em um lugar mais confortável e feliz para viver, descreveram os arquitetos.

Os sete novos distritos desenvolvidos para a proposta incluíram Scalo Farini, Scalo Porta Genova, Scalo San Cristoforo, e Scalo Gredo-Breda.

EMBT revela proposta para revitalizar sete pátios ferroviários em Milão - Jardim
Cortesia de EMBT
EMBT revela proposta para revitalizar sete pátios ferroviários em Milão - Imagem 6 de 30
Cortesia de EMBT
EMBT revela proposta para revitalizar sete pátios ferroviários em Milão - Urbano
Cortesia de EMBT

Scalo Farini será um "Eixo de Água", com um grande corpo de água no centro do distrito, cercado por um parque linear que se tornará "a segunda superfície verde mais extensa da cidade". Esta área incluirá, adicionalmente, um Museu Ferroviário, espaço para concertos, piscina pública, centro de bem-estar e edifícios residenciais.

EMBT revela proposta para revitalizar sete pátios ferroviários em Milão - Urbano, Janela, Arco
Cortesia de EMBT

Scalo Porta Genova será o "Eixo de Criatividade" do projeto, e contará com espaços dedicados para empreendedores emergentes e um mercado, que irá destacar design e moda. Este distrito também será um centro para a vida noturna, com "pubs, caminhos românticos e luzes refletidas na água do canal".

EMBT revela proposta para revitalizar sete pátios ferroviários em Milão - Jardim
Cortesia de EMBT

Scalo San Cristoforo será o "Eixo da Agricultura", onde um grande jardim botânico servirá para fins educacionais para que os visitantes possam aprender sobre as raízes agrícolas dos territórios lombardos.

EMBT revela proposta para revitalizar sete pátios ferroviários em Milão - Imagem 13 de 30
Cortesia de EMBT
EMBT revela proposta para revitalizar sete pátios ferroviários em Milão - Urbano
Cortesia de EMBT
EMBT revela proposta para revitalizar sete pátios ferroviários em Milão - Urbano
Cortesia de EMBT

Scalo Greco-Breda será o "Eixo da Luz", com um sistema de caminhos de pedestres, plataformas verdes e parques infantis que se tornarão instalações com shows de iluminação durante a noite.

EMBT revela proposta para revitalizar sete pátios ferroviários em Milão - Iluminação
Cortesia de EMBT

Saiba mais sobre o projeto aqui, ou sobre a proposta alternativa, do escritório MAD, aqui.

  • Arquitetos

  • Localização

    Milan, Metropolitan City of Milan, Italy
  • Arquiteta

    Benedetta Tagliabue –EMBT
  • Diretora de Projeto

    Elena Nedelcu –EMBT
  • Coordenadora de Projeto

    Marzia Faranda –EMBT
  • Equipe de Projeto

    Michela Cicuto, Stefano Belingardi, Davide Panelli, Ana Otelea, Federica Benedetti, Anna Martina Peccia, Lap Anthony Lin, Vincenzo Larocca, Hélène Dorny, Andrea Montiel, Federico Volpi, Annarita Luvero, Antonio Bergamasco, Anna Angelelli, Giacomo Destefani
  • Consultores Externos

    MatteoRuta,GabrieleMasera,FrancescoCausone,LorenzoMussone, Rosantonietta Scramaglia. (POLIMI). Elisabeth Gavrilovich, Emilio Pizzi, Luca Puri, Valerio Ferrari
  • Área Construída

    1250 HA
  • Tipologia

    Masterplan, regeneração urbana
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

    Cortesia de EMBT

Notícia via: EMBT.

MAD divulga proposta para trilhos degradados de Milão

Em uma apresentação na Semana de Design de Milão 2017, MAD Architects revelou sua proposta para o projeto Scali Milano, que convidou cinco escritórios internacionais ( MAD, Stefano Boeri Architetti, Mecanoo, MIRALLES TAGLIABUE EMBT e Cino Zucchi Architetti) para propor um desenho urbano reativando a comunidade, com o objetivo de transformar uma série de trilhos de trens negligenciados de Milão em "paisagens sociais produtivas que estabelecem uma harmonia entre os cidadãos de Milão, a região metropolitana maior e o ambiente natural".

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: Santos, Sabrina. "EMBT revela proposta para revitalizar sete pátios ferroviários em Milão" 01 Jul 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/874858/embt-revela-proposta-para-revitalizar-sete-patios-ferroviarios-em-milao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.